Páginas

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Artigo: Os 50 Melhores Filmes Da Minha Vida Parte 12

6º Lugar


Filhos Da Esperança (Children Of Men, 2006, de Alfonso Cuaron)


Um bom exemplo do que é tirar leite de pedra, o livro original, uma das obras mais chatas em que já pus as mãos, se tornou, nas mãos de Alfonso Cuaron, uma das mais fantásticas obras cinematográficas que conheço.

Na história, um futuro destópico, onde a raça humana não consegue mais se reproduzir. 18 anos atrás nasceu o último homem, e desde aquele momento ninguém mais consegue engravidar. Com a humanidade em terror por causa do iminente fim da sua raça, a população se comove mais ainda com a morte de Pequeno Diego, o ser humano mais jovem do mundo, que foi assassinado por um fã, quando se recusou a dar um autógrafo.

É nessa situação que Theo (Clive Owen) e sequestrado por sua ex-namorada e se mete numa missão praticamente suicida, ele deve levar a primeira mulher grávida desde que a humanidade ficou infértil para um instalação médica que deseja estuda-la e possivelmente salvar a humanidade, o problema é que todos querem por as mãos nessa garota, o governo, a igreja, empresas privadas, todos.


Cuaron faz uma coisa simplesmente fantástica nessa filme. Em várias cenas, a grande maioria muito dramáticas, ele filme com apenas uma tomada, com apenas uma câmera. Já é difícil filmar um cenário de guerra com várias câmeras e ângulos diferentes, com apenas uma é mais difícil ainda. Isso resulta em cenas mais reais e de fácil relacionamento. Fica muito mais crível ver alguém de perto com tudo explodindo ao seu redor, do que ver as explosões em detalhe e ter de se esforçar para encontrar os personagens.

Uma das maiores injustiças do oscar, foi não indicar Filhos da Esperança à vários prêmios, para ficar nos mais óbivios, deveria ter sido indicado para melhor diretor, melhor filme, melhor ator (clive owen), melhor atriz coadjuvante (julianne moore), melhor ator coadjuvante (michael caine) e melhor roteiro.

Abaixo, o trailer.

A Seguir: O Top 5!

Nenhum comentário: