V de Vingança (V for Vendetta, 2006, de James Mcteigue)

V de Vingança é um típico filme em que os produtores chamam mais atenção para a obra do que o diretor. Embora James McTeigue seja muito bom e talentoso, o filme teve o seu hype todo em volta do fato de que era o próximo filme dos Irmãos Wachowski, os diretores da trilogia Matrix, que só produziam esse.
Na história, um herói (que poucos sabem que é) transexual numa Inglaterra em um futuro terrível tenta derrubar o governo que o traiu e torturou ao mesmo tempo que tenta abrir os olhos das pessoas para os benefícios da anarquia. E tudo isso usando uma mascará bem icônica e muitos explosivos.
É um daqueles filmes que tem como herói uma pessoa que, numa análise fria, seria um vilão, afinal estamos falando de um terrorista anarquista, que destrói vários prédios históricos e assassina várias personalidades e estadistas, tudo em nome não da vingança sozinha, mas também da justiça.
Chama a atenção por ter cenas grandiosas, efeitos especiais incríveis e ótimas cenas de ação. Mas ele também prova que, as vezes, simplesmente uma edição com cortes inteligentes e ágeis vale mais do que milhões em efeitos especiais mal colocados.
Outra coisa que faz de V de Vingança um filme inesquecível são as frases, é muito fácil, depois de ter assistido, você passar alguns recitando as falas mais poderosas, sejam elas já existentes na cultura inglesa, como o poema de Guy Fawkes, ou as originais que carregam a mesma quantidade de dramaticidade.
Gostaria de ter colocado uma das cenas mais poderosas do filme, que quem não assistiu não teria (muito) com o que se preocupar, mas diria que é melhor evitar, porém a incorporação estava desativada, você ainda pode (e deve) ver aqui (clique). Então, fique com o trailer abaixo.
A Seguir: 8º Lugar
Nenhum comentário:
Postar um comentário