Todo nerd vibrou essa semana quando soube que a propaganda viral de The Dark Knight Rises, novo filme do Batman por Christopher Nolan, começou!
Pra quem não sabe, Viral vem de vírus, e a maior característica de um vírus é que ele se espalha como... bem, como um vírus mesmo. Então tudo que é viral se espalha fácil, por exemplo, um vídeo engraçado de um gordo dançando no youtube: Num momento o gordinho bota o vídeo e não sabe nem se alguém vai ver e, como em um passe de mágica, o vídeo já está em todos os sites, blogs de comédia e comunidades virtuais e praticamente todo mundo já viu e morreu de rir.
O mesmo pode ser feito com propagandas, por exemplo: para promover Kick Ass, a nova HQ de Mark Miller, a Marvel botou um vídeo com cara bem amadora na internet de um garoto fantasiado e defendendo um pobre coitado de uma gangue de valentões, do mesmo jeito daquela cena do filme. Conforme a galera foi vendo, foi passando pra os amigos, então, quando a HQ saiu, todo mundo já sabia o que era e quis comprar, afinal a melhor propaganda é a boca-a-boca.
Batman: O Caveleiro das Trevas, o antecessor de The Dark Knight Rises, fez uma propaganda viral com tamanho sucesso e maestria que ditou regras para as outras. Começou com um site com a primeira foto do coringa, mas logo depois virou algo bem maior, os fãs que se inscreveram receberam máscaras do coringa e foram convidados para uma caça ao tesouro em todas as grandes cidades do mundo, inclusive São Paulo, que revelou o primeiro trailer do filme. Além de disponibilizar sites bem detalhados do jornal de Gothan, do sistema de metro da cidade e dava até pra votar em cargos públicos do local! Quem participou atesta que foi incrível, e eu infelizmente não estava entre eles.
Mas a campanha para o próximo já começou e eu garanto que dessa eu participarei. Começou assim como a primeira, apenas um site em branco, com uma música indiana cantada por uma massa de gente, provavelmente uma referência à cena que fizeram lá (Lembra? Não, essa aqui), com a hashtag #TheFireRises. A cada pessoa que twitava isso, se formava, pixel por pixel, a primeira imagem oficial de Tom Hardy como Bane, o grande vilão do filme.

Para acompanhar fique ligado no site oficial para mais sobre a campanha viral, e é claro que eu vou ficar atualizando aqui
Viral só presta com os amigos: http://migre.me/4Cdf8
Nenhum comentário:
Postar um comentário