
Foi um projeto feito em 2007 pelos diretores Robert Rodriguez (Sin City) e Quentin Tarantino (indicado ao oscar por Bastardos Inglórios), como uma homenagem aos filmes de terror dos anos 70 baseados no Exploitation (filmes baratos e mal feitos que se aproveitavam de atrativos como sensualidade e violência, ou seja, filmes de macho) que eram geralmente exibidos em sessões duplas, intercalados por trailers.
Ou seja, um longa metragem, divido em dois médias metragens. se você é um bom cinéfilo e não é muito conservador, vai saber porque é uma idéia bem interessante.
Como estava dizendo, Tarantino e Rodriguez quiseram fazer uma homenagem ao gênero, e eles fizeram exatamente isso, dois filmes curtos, mal-feitos e apelativos exibidos juntos, intercalados por trailers (mais embaixo eu falo disso).
Rodriguez fez um filme de zumbis chamado "Planeta Terror", onde a infecção tomou conta de uma pequena cidade, onde os habitantes tiveram que tentar sobreviver e o governo teve que intervir. Ah, e tem uma striper que teve a perna arrancada e substituida por uma metralhadora.

E Tarantino fez um filme chamado "ÀProva de Morte" sobre um dublê assassino que leva garotas bonitas para seu carro, que é "à prova de morte, mas só no lado do motorista" e mata elas em acidentes de carro.
E entre esses dois filmes tem trailers falsos, vários diretores foram convidados para filmar trailers de qualquer idéia que quisessem e botá-los em grindhouse, sairam varias idéias divertidas e algumas até tiveram sucesso e estão virando filmes de verdade, como Machete, sobre um mechicano briguento matando todo mundo, e Hobo With A Shotgun sobre um mendigo que sai matando todo mundo. Sem falar na tentativa que Eli Roth fez de fazer um filme inteiro só com trailers falsos, chamados Trailer Trash, mas essa idéia não foi pra frente (por que será?)

Agora o motivo da minha revolta: quase ninguém fora dos estados unidos sabe o que é uma grindhouse, e o filme foi um fracasso completo. por isso, no resto do mundo foi dividido em dois. agora me digam, Qual é a graça de ver um filme desse dividido em dois? agora, em vez de uma homenagem a filmes dos anos 70, nos temos simplesmente dois filmes mal feitos que mal valem a pena ser assistidos.
E a pior parte: Planeta Terror saiu em 2007, mesmo ano que era pra ter saido grindhouse, mas À Prova de Morte estreou essa semana. ESTREOU. ESSA. SEMANA. não estou brincando, e quem duvida que nem vai estrear em joão pessoa.
E esse não é o Único caso, filmes como Meninamá.com e Caso 39 estrearam no Brasil mais de um ano depois de sua estreia americana. Brüno saiu com 7 minutos a menos, e, o pior caso, Halloween de Rob Zombie além de sair com um ano de atraso saiu com 30 minutos a menos, um quarto do filme que não nos deixaram assistir.
Por isso que eu me revolto, quem decide o que devemos assistir ou não somos nós, nós somos cidadãos brasileiros maiores de idade e responsáveis por nós mesmo e deveríamos poder assistir a cenas de mutilação (halloween) homossexualidade acentuadíssima (Brüno) e a dois filmes juntos de uma vez só.
Ou vocês acham que brasileiro é um povo puro que não pode ver safadeza e violência? sinceramente um povo que é acostumado a ver isso, isso e isso pode aguentar um pouco de ficção, na verdade seria até bom pra esquecer dessa realidade...
Eu sei que grindhouse não faria o menor sucesso aqui, mas eu acho uma (já infame) puta falta de sacanagem que andam nos tirando o direito de assistir filmes da forma que eles foram feitos para ser assistidos.
Bem é isso, desabafei e obrigado pelo seu tempo, só espero que não continuem com essa moda de dividir o filme e não venham dividir Amanhecer em dois. Droga, tarde demais! =(
P.S: Grindhouse também tem uma trilha sonora bem legal...
Nenhum comentário:
Postar um comentário