Mais um ano se acabou, e esse foi muito bom para a maioria das formas de entretenimento, e como eu só falo disso aqui esta uma retrospectiva do ano no aspecto de cinema, televisão, video games, música e quadrinhos, afinal só entendo disso...
CINEMA

Como sempre, no começo de cada ano, nós recebemos os espólios do ano anterior, os filmes que estreiaram nos seus países de ori
gem antes do ano novo, mas que devido ao atraso só chegam aqui nos primeiros meses.
Esse ano os atrasados foram Amor Sem Escalas, Sherlock Holmes, Nine e a grande maioria dos filmes indicado ao oscar, principalmente os menores.
Mas 2010 foi um ano muito bom para o cinema, chegando com genialidades vindas de diretores de renome, para citar alguns: A Origem de Christopher Nolan, A Rede Social de David Fincher e Ilha do Medo de Martin Scorcese.
E a invasão dos quadrinhos ao cinema como sempre continua, mas dessa vez foi diferente, não vimos filmes de super-heróis famosos, esse ano foi o ano de adaptações de obras diferentes, mostrando o quanto os quadrinhos podem variar, e foram filmes muito bons: Kick-Ass: Quebrando Tudo, e Scott Pilgrim Contra o Mundo.
As comédias também tiveram bons representantes, Uma Noite Fora de Série, com os grandes comediantes Tina Fey e Steve Carrel e Um Parto de Viagem do mesmo cara que fez o ótimo Se Beber, Não Case.
Filmes infantis fizeram um sucesso extraordinário, também entre os adultos, Toy Story 3 não foi apenas a animação mais bem sucedida da história, como também foi o filme mais lucrativo de todo o ano. Outras estréias infantis foram os muito bons: Ponyo Uma Amizade Que Veio do Mar (atrasadíssimo), Shrek Eternamente, Meu Malvado Favorito e Megamente.
Acima de tudo 2010 foi o ano da consolidação do 3D no Cinema, com a tecnologia chegando finalmente a vários cinemas ao redor do globo fazendo assistir filmes na terceira dimensão facílimo, os grandes filmes do ano foram Fúria de Titãs (péssimo), Meu Mavaldo Favorito, a aposta da disney para o final do ano Tron: O Legado, o exploitation de Piranha 3D, Resident Evil: Afterlife trazendo a tecnologia de Avatar e o relaçamento em versão estendida do próprio filme que foi, quase sozinho, responsável pelo sucesso da tecnologia.
Para o Brasil foi um ano de contrastes, embora tenhamos presenciado o maior sucesso da bilheteria nacional, Tropa de Elite 2, outras estréias não foram tão maravilhosas, variando dos bons Chico Xavier e o Bem-Amado para o terrível 400Contra1.
TELEVISÃO

Qualquer ano visto no ângulo da televisão deve ser dividido em duas partes, antes e depois do Fall Season.
Antes do Fall Season o maior evento com certeza foi o final mais-que-perfeito da série que veio cativando uma legião de fãs por 6 anos, LOST. além disso, apenas as ótimas temporadas de outras séries de sucesso como Fringe, True Blood e V.
Já a temporada de estréias foi de certa foma fraca, mas trouxe duas séries de incontável qualidade e sucesso, são elas: Boardwalk Empire, apadrinhada por Martin Scorcese, e The Walking Dead, baseado nas HQs de sucesso de Robert Kirkman.
As comédias como sempre voltam com tudo, novas e interessantes estréias como Mike&Molly, dos criadores de Two and a Half Men e The Big Bang Theory, Better With You, dos criadores de Friends, e Running Wilde dos criadores de Arrested Development.
Os retornos provavelmente foram a melhor parte do Fall Season, series de grande sucesso como Fringe, Dexter, House e Mad Men voltaram, ao lado das ótimas comédias How I Met Your Mother, já em sua sexta temporada e Modern Family.
VIDEOGAMES

O ano de 2010 foi muito bom para os videogames, ja no começo do ano somos presenteados com Bayonetta e outros sucessos como God Of War III, Splinter Cell: Conviction e Bioshock 2 saíram logo em seguida, cada console teve um jogo de altíssima qualidade esse ano. O PC com Starcraft 2: Wings Of Liberty, o Wii com Super Mario Galaxy 2, o PS3 com Heavy Rain e o XBox 360 com Mass Effect 2. Mas nenhum desses pode ser comparado ao grande game do ano: Red Dead Redemption.
MÚSICA

O ano começou com o já-não-novidade sucesso estrondoso de Lady Gaga, com o clipe Alejandro e o sucesso de vendas do seu disco The Fame Monster.
Mas no final, o ano acabou pertencendo aos Rappers com dois dos maiores lançamentos do ano foram My Beautiful Dark Twisted Fantasy de Kanye West e Recovery de Eminem.
E como acontece todo ano, um filme se destaca por ter uma trilha sonora tao boa que vale a pena ser comprada a parte, e esse ano esse filme foi Scott Pilgrim Contra O Mundo, com seu CD com ótimos exemplares de música indie que retrata muito bem o cenário musical canadense.
QUADRINHOS
Nos quadrinhos tem algumas coisas que gostaria de comentar.

A primeira e a tomada do selo Vertigo pela Panini, que esta se empenhando muito para lançar varios encadernados além da revista mensal com muito boas histórias desse selo que era tido como amaldiçoado pelas editoras do brasil. Já que a panini faz um trabalho tao bom com a Marvel e a DC, espero que isso se repita com a Vertigo.
A prova disso foi o lançamento da muito aguardada (e atrasada) Sandman Edição Definitiva Vol.1 do grande autor Neil Gaiman, veio a um preço salgado, mas que vale a pena.
A continuação do lançamento da aclamada série Scott Pilgrim também merece destaque, principalmente para a atenção que a editora Companhia das Letras está dando para seu selo de quadrinhos, os Quadrinhos Na Cia. em breve os quadrinhos no brasil serão tão importantes quanto são nos estados unidos.
E finalmente tenho que falar sobre a série de Lanterna Verde, A Noite Mais Densa, de enorme sucesso, que confesso que ainda não li por nao acompanhar os lançamentos da DC, mas me arrependo muito e planejo mudar isso em breve.
Um comentário:
Ow Starcraft *-* Pra mim, foi o game do ano! passo horas jogando! Além de ter saido com o preço super legal apenas 59 reais! O segundo melhor foi Prototype, sem falar no PES 2011... *____*
Postar um comentário