Melhor Filme:

"127 Horas"
"Bravura Indômita"
"Cisne Negro"
"O Discurso do Rei"
"Inverno Da Alma"
"Minhas Mães e Meu Pai"
"A Origem"
"A Rede Social"
"Toy Story 3"
"O Vencedor"
Pelo segundo ano consecutivo a academia resolveu indicar 10 filmes ao prêmio mais importante da noite em vez dos clássicos 5 indicados. Embora todos os 10 filmes são ótimos é muito fácil ver que o prêmia com certeza vai ficar entre dois, O Discurso do Rei e A Rede Social. Qualquer resultado além desses dois, pode ser considerado surpresa.
Melhor Diretor:

David Fincher por “A Rede Social”
David O. Russel por “O Vencedor”
Darren Aronofsky por “Cisne Negro”
Joel & Ethan Coen por “Bravura Indômita”
Tom Hooper por “O Discurso Do Rei”
David Fincher está cotado para ganhar seu oscar a muito tempo, hoje em dia ele é um dos melhores e mais influentes diretores em atuação e dois anos atrás também foi indicado ao prêmio por O Curioso Caso de Benjamim Button, que era o principal rival de Quem Quer Ser Um Milionário para ganhar o prêmio.
Melhor Ator:

Colin Firth por “O Discurso Do Rei”
James Franco por “127 Horas”
Javier Bardem por “Biutiful”
Jeff Bridges por “Bravura Indômita”
Jesse Eisenberg por “A Rede Social”
Esse Oscar foi um dos mais fáceis de descobrir, e uma das maneiras de fazê-lo é bastante simples, eliminação. James Franco não pode ganhar pois na mesma noite ele tem um pequeno compromisso que é apresentar a cerimônia. Javier Bardem já ganhou seu oscar a pouco tempo, e a galeria acredita muito em revezamento. Jeff Bridges ganhou seu oscar de melhor ator ano passado por Coração Louco, portanto aplica-se a mesma lógica, e Jesse Eisenberg seria uma escolha muito diferente dos costumes da academia, mesmo estando ótimo no filme. Claro que não falo em demérito do trabalho de Colin Firth, que sempre foi o meu favorito, seu trabalho como o rei gago foi uma atuação como não se vê todos os dias.
Melhor atriz:

Anette Benning por “Minhas Mães e Meu Pai”
Jennifer Lawrence por “Inverno Da Alma”
Michelle Williams por “Blue Valentine”
Natalie Portman por “Cisne Negro”
Nicole Kidman por “Redescobrindo A Felicidade”
Esse também é um oscar bastante fácil de prever, mesmo tendo o retorno de Nicole Kidman à boa atuação esse ano, e o trabalho maravilhoso feito por Jennifer Lawrence e Michelle Williams, nenhum desses se compara à atuação de Natalie Portman, que se entregou por completo à personagem, aprendendo balé e até ficando grávida do coreógrafo, sua única verdadeira competição é Anette Benning, cujo personagem não chega nem perto à complexidade de Natalie Portman.
Melhor Ator Coadjuvante:

Christian Bale por “O Vencedor”
Geoffrey Rush por “O Discurso Do Rei”
Jeremy Renner por “Atração Perigosa”
John Hawkes por “Inverno da Alma”
Mark Ruffalo por “Minhas Mães e Meu Pai”
Antes mesmo de serem divulgados os indicados ao oscar de Melhor Ator Coadjuvante já se sabia quem seria o ganhador. Christian Bale é, indiscutivelmente o melhor ator coadjuvante do ano, escurecendo as ótimas atuação de Geoffrey Rush e Mark Ruffalo.
Melhor Atriz Coadjuvante:

Amy Adams por “O Vencedor”
Hailee Steinfeld por “Bravura Indômita”
Helena Boham Carter por “O Discurso Do Rei”
Jacki Weaver por “Reino Animal”
Melissa Leo por “O Vencedor”
Se os oscars de atores tem sido bem fáceis de prever, o de Melhor Atriz Coadjuvante é o mais difícil de todos, não apenas duas, mas três das indicadas tem igualmente chance de ganhar. São elas Hailee Steinfeld, que tem apenas 14 anos mas que fez um trabalho extraordinário que muitas atrizes deveriam invejar, Helena Boham Carter provou que está na sua melhor forma quando longe das idéias extravagantes do marido, e Melissa Leo está incrível como a mãe malvada em O Vencedor.
Melhor Roteiro Original:

"Another Year"
"O Discurso do Rei"
"Minhas Mães e Meu Pai"
"A Origem"
"O Vencedor"
Mais um prêmio, mais uma dúvida, o melhor roteiro está dividido entre a simples beleza de O Discurso do Rei e a atraente complexidade de A Origem.
Melhor Roteiro Adaptado:

"127 Horas"
"Bravura Indômita"
"Inverno Da Alma"
"A Rede Social"
"Toy Story 3"
Esse é mais um daqueles onde não resta duvida, o roteiro adaptado por Aaron Sorkin do livro de Bem Mezrich é amplamente superior aos outros e com certeza levará a estatueta para casa.
Melhor Filme de Animação:

"Como Treinar Seu Dragão"
"O Ilusionista"
"Toy Story 3"
Esse é sem sombra de dúvida o oscar mais óbvio de todos. A história se repete, assim como com Up – Altas Aventuras ano passado, o filme de animação que recebeu a indacação a Melhor Filme está fadado a ganhar de Melhor Filme de Animação.
Melhor Trilha Sonora Original:

Alexandre Desplat por “O Discurso Do Rei”
A.R. Rahman por “127 Horas”
Hans Zimmer por “A Origem”
John Powell por “Como Treinar Seu Dragão
Trent Reznor e Atticus Ross por “A Rede Social”
O mesmo dilema do prêmio de Melhor Roteiro Original. A simples beleza dos temas calmos de Alexandre Desplat, ou a atraente ferocidade dos tons frenéticos de Hans Zimmer? Só a noite de premiações nos dirá.
Melhor Canção Original:

“Coming Home” do filme “Country Strong”
“I See The Light” do filme “Enrolados”
“If I Rise” do filme “127 Horas”
“We Belong Together” do filme “Toy Story 3”
Pegue o nome dessas músicas, coloque no youtube, entenda porque Coming Home deve ganhar esse prêmio. Simples assim.
Melhores Efeitos Visuais:

"Além Da Vida"
"Alice No País Das Maravilhas"
"Harry Potter e As Relíquias Da Morte - Parte 1"
"Homem de Ferro 2"
"A Origem"
Mesmo com a exuberância dos cenários de Alice, com as ótimas cenas de ação de Homem de Ferro, com a magia de Harry Potter e com a cena fantástica da Tsunami em Além da Vida. A Origem nasceu para ganhar esse prêmio, e ninguém pode tirar isso dela.