Quando três não é demais

Essa semana fomos agraciados com uma nova entrada numa das mais famosas séries de filmes de terror. Pânico 4 estreou nesse dia 15 de abril e traz de volta o assassino Ghostface que anda aterrorizando os heróis Sidney Prescott (Neve Campbell), Dewey (David Arquette) e Gale Weather (Courtney Cox), ainda dirigido pelo grande mestre do terror Wes Craven, Pânico 4 não só honra a série à qual pertence, como a melhora consideravelmente. Mas não estamos aqui para discutir se as novas ligações tenebrosas merecem ser assistidas.
Vim falar sobre séries de filmes que ultrapassam as tão manjadas trilogias. Seja para melhor, para pior, para continuar devidamente a história ou para simplesmente tentar roubar um pouco do nosso dinheiro com uma porcaria qualquer, as Fourquels (como são chamadas as parte 4 em inglês, brincadeira com o termo Threequel, que determina as partes 3 e finais de trilogias) existem, gostem ou não.
Melhorando a Situação
Pelo menos algumas dessas parte 4 vieram para ajudar, muitas delas não botam todos os anos de investimento em três filmes a perder por tentar mudar e atualizar demais as coisas e acabam sendo boas experiências, as vezes até se tornando filmes melhores que alguns da trilogia original e podem até se tornar o melhor da série.
O filme que inspirou esse post, Panico 4, felizmente está aqui. Terror já é um gênero difícil de ser feito de uma forma decente, mas essa não deixa nada a desejar e inclusive é o segundo melhor da série (atrás apenas do primeiro).
Outros bons exemplos desses filmes são Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, Duro de Matar 4.0, Todo Mundo em Pânico 4, Resident Evil 4: Recomeço e Shrek Para Sempre. Esses últimos dois se aproveitando do fracasso completo e terrível de suas respectivas partes 3 para trazer a série de volta pros trilhos.
Se já estava ruim...

... Tem que piorar.
Você já ouviu falar da maldição dos três? É como uma desgraça que cai nas trilogias que diz que todas as segundas sequencias serão sempre amplamente inferiores aos dois primeiros. Várias grandes séries foram vítimas disso, entre elas Piratas do Caribe, Shrek Terceiro e Homem-Aranha 3. Outros séries estão aparentemente imunes como Toy Story 3 e O Senhor Dos Anéis O Retorno do Rei.
Mais triste ainda são aqueles filmes que tem um desfecho de trilogia terrível e que quando tentam revitalizar a série terminam piorando as coisas ainda mais.
Bons exemplos são: Superman IV, Premonição 4, Velozes e Furiosos, Exterminador Do Futuro: A Salvação, e Batman e Robin. Todos filmes que conseguiram jogar a pá de cal numa série que já estava morta e enterrada.
O show deve continuar

Algumas grandes séries de filmes não podem ser contadas em apenas 3 míseros longas, simplesmente não há tempo, seja uma continuação planejada desde o início do projeto ou criada depois, alguns filmes realmente só conseguem contar a sua história de uma forma completa depois da terceira parte.
Vamos aos exemplos: Star Wars Episódio I A Ameaça Fantasma, que mostrou as origens de um dos vilões mais queridos da história nerd, e todos os fatos que levaram até os filmes que encataram milhões de pessoas no mundo.
Rocky IV, que continou, mesmo que não tão bem, outra série bastante querida, mas que abriu as portas para o ótimo desfecho em Rocky Balboa
Harry Potter E O Cálice de Fogo, que simplesmente continuou a série de adaptações dos sucessos literários estrondosos, série essa que está chegando ao final nesse ano com Harry Potter e As Relíquias da Morte Parte 2
Queremos seu dinheiro

Essa sim é a parte triste dessa lista, os filmes que chegam a parte quatro não porque eles querem honrar a série, ou porque a história ainda não acabou (embora essas sejam desculpas constantes para a sua existência). Algumas partes 4 são criadas com o único intuito de ganhar mais uns trocados, chegando até ao nível de serem lançadas diretos para DVD.
As desgraçadas são: American Pie - Tocando A Maior Zona, sem nenhum dos personagens originais (aquele velho chato não conta), sem nenhuma piada realmente engraçada e com o único atrativo sendo o nome da marca no título, essa desgraça banida direto pra DVD contando as aventuras do irmão sem graça do Stifler ainda teve mais duas continuações. Um dos casos mais graves da cobiça dos estúdios.
Esqueceram De Mim 4, outro filme direto pra dvd, que muda todos os personagens e pior, joga fora a idéia do menino esquecido em casa, a mesma fica cheia de gente em todas as ocasiões, mas tudo bem, afinal, é por dinheiro.
Jogos Mortais IV, e todas as suas outras continuações (a série vai até o VII, por enquanto) que desistiram de contar uma história e já a muito tempo não sabem mais o que é desenvolvimento de personagens, se baseam apenas em mortes cada vez mais grotescas e em reviravoltas estapafúrdias e ridículas para manter os seus fãs sempre com vontade de ver o próximo.
A moda ainda não acabou
Fourquels não vão parar de aparecer por muito tempo, na verdade, temos muitas delas programadas para os próximos anos.
A Saga Crepúsculo: Amanhecer Parte I, Piratas do Caribe Navegando em Águas Misteriosas, Missão: Impossível IV, Pequenos Espiões 4, O Hobbit, Anjos da Noite 4, e a redenção da série American Pie com American Reunion já são sete filmes que estream até 2012.
Três não só não é demais, como já não é o suficiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário