Páginas

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Artigo: 5 Obras Definitivas Sobre O Holocausto

O Holocausto, aliás, a totalidade da segunda guerra mundial é um assunto que não termina, são incontáveis as obras que falam sobre ele, e por mais que o mercado esteja saturado de alemães e judeus o mundo não cansa de ver a mesma história por ângulos diferentes.

É fato que nenhum outro evento histórico conseguiu nos servir com tantas obras, desde filmes à livros passando por séries de televisão e quadrinhos. E, no meio de tanta oferta é difícil saber o que realmente vale a pena.

E antes de possíveis reclamações, O Diário de Anne Frank e O Menino de Pijama Listrado não estão aqui pelo simples motivo de que eu ainda não os li, e não posso colocar numa lista uma coisa que não conheço.

Todas essa obras são bastante acessíveis, podendo ser encontradas facilmente numa visita à locadora e em qualquer site de livraria. Enfim, aqui vamos nós.


5) O Pianista

Esse filme de 2002, dirigido pelo aclamado diretor Roman Polanski, conta a história de Wladyslaw Szpilman um pianista que reproduzia obras clássicas
numa rádio de varsóvia e é tomado de surpresa quando caem as primeiras bombas e começam as restrições aos judeus, ele passa toda a guerra fugindo e vivendo com condições mais que precárias em bunkers na casa de amigos ou em prédios abondonados.


4) Os Falsários

Filme alemão vencedor do oscar de melhor filme estrangeiro em 2007 conta a história de Salomon Sorowitsch, o maior falsificador do mundo, que é judeu, e é levado à um campo de concentração, onde é usado na operação nazista para falsificar libras e dólares para usar como fundo para os alemães. Por causa disso, ele e seu time ficam em condições privilegiadas, mas isso não significa que eles não tem problemas, afinal, ainda são prisioneiros.

3) Noite
Livro mais famoso do autor Elie Wiesel, que ganhou
o nobel da paz pelo conjunto de sua obra dedicada a lembrar o holocausto, conta sua história, de como ele sobreviveu aos campos de concentração de Auschwitz e Buchenwald, onde foi mandado enquanto ainda era um pré adolescente. Na foto, a pessoa que está marcada é ele.





2) A Vida É Bela

A única obra não-biográfica dessa lista, mas todos tem que concardar que tem seu lugar merecido, a história de um pai que está preso com o filho criança num campo de concentração e tenta
esconder dele os horrores e as mortes fingindo que é um jogo é, sem dúvida alguma, uma das mais belas obras do cinema. Ganhou o oscar de melhor filme estrangeiro concorrendo com Central do Brasil, mas por mais que eu goste desse segundo, ele não pode ser nem comparado ao clássico italiano.






1) Maus
A prova de que quadrinhos não é coisa de criança: a obra definitiva sobre o holocausto é justamente a mais famosa Graphic Novel (livro em quadrinhos, para simplificar) de Art Spiegelman, conta a história do próprio autor ouvindo a história do pai, que foi um sobrevivente de Auschwitz, além da história ser belíssima, o livro ainda tem a revolucionária idéia de retratar os judeus como ratos (da forma que eram retratados nas propagandas nazistas), os nazistas como gatos e o exército aliado como cachorros. Esse é, definitivamente, o primeiro livro que você tem que ler se se interessa pelo Holocausto.

Nenhum comentário: